Excomunhão


Uma menina de 9 anos em Pernambuco foi estuprada pelo padastro e engravidou de gêmeos. O crime foi descoberto num exame médico na semana passada. Flagrado, o rapaz confessou e alegou que a menina o “provocava”. Uma equipe médica então avaliou que ela corria risco de vida ou de perder para sempre a fertilidade e decidiu pelo aborto legal. O procedimento foi realizado ontem com sucesso e a menina passa bem. No mesmo dia, enquanto a criança se recuperava no hospital, o arcebispo de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, resolveu por bem excomungar toda a equipe médica e a mãe de vítima. Como é muito misericordioso, não fez nenhuma condenação ao estuprador pedófilo, numa clara demonstração de qual lado ele escolheu.

Fiquei tão irritado que resolvi tomar uma providência drástica. Como a liberdade religiosa está garantida no Brasil, fundei minha própria religião, que batizo agora de Mussumismo. Pela minha religião, deus vive numa casa com varanda em Vênus e vem à Terra uma vez a cada 12 345 anos encarnado no corpo de um humano. Sua última vinda se deu no século 20, na pele de um comediante negro apreciador de aguardentes, o que explica o nome que escolhi para a religião (nesses tempos de hoje, é preciso ser criativo quando se trata de novas igrejas).

Meu primeiro ato como líder supremo e infalível do Mussumismo é excomungar dom José Cardoso Sobrinho. Como pena, ele vai passar a eternidade no inferno, condenado a acordar todas às manhãs às 6:30 da manhã com um telefonema do telemarketing de uma empresa telefônica, sempre de ressaca, sem no entanto ter bebido na noite anterior. No inferno mussumista o único canal de TV é aquele que passa Big Brother 24 horas por dia e a trilha sonora, ininterrupta, é composta apenas de grandes sucessos dos anos 80 cantados no karaokê.

O mussumismo é uma religião muito inovadora, e por isso estamos introduzindo no mundo da fé os cartões amarelos, tão bem sucedidos no futebol. Meu segundo ato como líder vitalício e misericordioso do mussumismo é aplicar um cartão amarelo no papa Bento 16, retratado na foto acima. Atenção, papa, mais uma dessas que a sua igreja aprontar, excomungo você também.

Anúncios
87 comentários
  1. rosalvo disse:

    rapaz eu sou catolico mas infelismente vou ter que procurar outra religião,porque jamais eu quero servi a deus perto de uma besta como esta que esta ai esse padre que quer fazer o mal a quem faz o bem

  2. Candura disse:

    Dona JOSEFA deve ser mais uma dessas que vivem na barra de padres por ai… e se fosse sua filha ou sua neta… e se fosse você… tira a biblia da cara e começa a ver o mundo como ele é… é bem típico da sua Igreja fazer o que quer né… lembremos da Inquisição… seria bom adotar outras leituras ao invés de um único livro que ditam como dona da única verdade universal… dona ZEFINHA

  3. MARCIA disse:

    Jose Carlos Ferraz de Camargo, há muito tempo não leio algo tão coerente e correto como o que você escreveu. Já passou da hora das mulheres se valorizarem um pouquinho e não se aproximarem do primeiro vagabundo que aparecer e muito menos levá-lo para casa para morar junto com seus filhos. Está faltando união e respeito dentro da própria família.

  4. Denis RB disse:

    Ronaldo de SP, você é quem eu estou pensando??? Se é, nada de ler blogs agora. Vambora para a academia já que você precisa entrar em forma antes do jogo contra o Palmeiras, no domingo.

  5. Martinho Lutero disse:

    Russo, é tudo explicável.Primeiro, fazia tempo que aqueles médicos não iam a igreja e pagavam o dízimo. O pobre pai que foi seduzido pela menina de 9 anos estava com suas contribuições em dia.Agora o chefe da igreja local mostrou quem manda lá por aquelas paragens…

  6. Ronaldo de SP disse:

    O MUSSUMISMO PERMITE QUE EU POSSA ESTRUPAR O PADASTRO E O BISPO?????

  7. Francisco Rondinele disse:

    Tudo muito bonito. Tudo muito racional. É interessante observar que apenas o lado dos médicos e dos familiares da menina estão sendo considerados na s

  8. Adriano disse:

    Só discordo da penitencia. O Bispo deveria se reencarnar numa menina de 9 anos, grávida de gemeos do padrasto…

  9. ALBERTO ROCHA disse:

    ESSE BISPO É VAGABUNDO, SEM ESCRÚPULO, UM BESTA. PARABÉNS PELO ARTIGO

  10. Francisco Rondinele disse:

    Tudo muito bonito. Tudo muito racional. É interessante observar que apenas o lado dos médicos e dos familiares da menina estão sendo considerados na s

  11. Augusto disse:

    Prezado Denis:O Arcebispo de Olinda e Recife, ao excomungar a equipe médica e a mão da vítima de estupro, cumpriu as determinações da Igraja Católica, a quem é submisso e não vejo nisso nenhuma falha dele.Todos os que são católicos deveriam conhecer o Código de Direito Canônico e as sanções a que estão sujeitos.As pessoas envolvidas no ato (aborto), se Católicas, sabiam – ou deveriam saber – das consequências de seus atos.A atitude do arcebispo, na minha opinião, teve por objetivo alertar os fiéis sobre as ações condenáveis pela nossa religião, Católica Apostólica Romana.

  12. spark disse:

    Conheço muita gente que ia adorar esse inferno aí, de ficar vendo big brother e cantando karaokê.Sugiro que o inferno seja *o seu vizinho* fazendo essas coisas a todo volume.

  13. jrcampos disse:

    Este padreco-bisteco deveria casar thisss… ter filhos;aliás fazê-los e então raciocinar categoricamente e não atavicamente este assunto . Ora! a igreja católica já era…o rebanho está debandando e os biscos tergiversando.jrc.

  14. TÂNIA disse:

    Gente! acordem e sejam mais inteligentes, admiro que pessoas cultas como vcs ficam se fazendo de desentendidos. A igreja, o Bispo n está contra a criança nem a favor dessa barbárie,DEUS, a igreja é a favor da VIDA e ela a igreja n pode ter duas opiniões, por mais q seja triste um fato como este, este foi um erro humano e desde que ADÃO E EVA comeram a maça e introduziu o pecado no mundo o ser humano perdeu o paraíso, e ficou responãvel pelos seus erros e acertos então a igreja n tem a ver c isso ela é favor da vida e ponto se a humanidade falha tem que arcar c seus erros.Veja bem stou falando do Divino e da Humanidade, n da menina nem deste caso exclusivamente.

  15. Denis RB disse:

    Caro Augusto, o que você está dizendo é que há regras, e que o bispo seguiu as regras, portanto não fez nada de errado. Mas o que estou querendo discutir aqui – e é por isso que esse post está num blog sobre sustentabilidade – é que simplesmente seguir regras não é suficiente para tornar sua postura digna de aprovação. Lembre-se que “eu estava apenas seguindo ordens” é a velha justificativa de perpetradores de genocídios. Essa justificativa tende a funcionar no tribunal, mas no geral não é suficiente para aplacar a consciência. A grande questão aqui, para mim, é que, enquanto este homem dava entrevista na televisão falando palavras bonitas sobre a lei dos homens e a lei de Deus, uma criança de 9 anos, já portadora de uma cicatriz eterna na alma, recuperava-se numa cama de hospital de uma outra cicratiz, no corpo. E os comentários infelizes do sujeito certamente não estavam ajudando a menina a se sentir confortada, tranquilizada, amada. Não bastasse a violência que ela recebeu, não bastasse o medo de morrer, de ficar infértil, não bastasse o trauma, não bastasse uma cirurgia invasiva, essa menina tem que lidar com a rejeição da sua Igreja, de seu Deus. Ela tem 9 anos. Imagine uma menina de 9 anos que você conheça numa situação assim. Não te dá raiva da falta de sensibilidade deste homem? Este homem não é, na sua opinião, um homem mau? Conheço muitos homens incapazes de sofrer com o sofrimento alheio. Chama-se a isso de sociopatia. Muitas vezes, a experiência da paternidade atenua a sociopatia.

  16. Wilson disse:

    Bispo xaropão! Quantos padres pedofilos ele escomungou?

  17. Jorge disse:

    É apenas mais uma mostra de como as religiões podem ser hipócritas e atender somenta aos anseios dos poderosos, como em toda a idade média.O adequado a fazer seria obrigar uma “criança” de uma família humilde carregar duas bonecas de carne e osso debaixo do braço, somente para atender aos caprichos de um clero hipócrita?

  18. vicente disse:

    cara…que legal seus comentarios..faço minhas suas palavras tão bem colocadas…continue assim com essa sua caracteristica libertária tão escassa em nossos dias alienantes a que passa nossa sociedade. o que impressiona são pessoas seguirem este tipo de lider…e incrivel.

  19. Giovanna disse:

    Definitivamente, um dos melhores textos que li sobre o assunto. A postura da Igreja tem sido patética e revoltante há muitos séculos. Será que os bispos também excomungam os padres pedófilos? Se assim fosse, o inferno estaria repleto deles.

  20. Francisco Alves de Sá disse:

    No Mussumismo posso pagar o dízimo com garrafas de 51?

  21. José Antonio disse:

    DenisÉ evidente o cinismo da Igreja em relação a tudo isto.Naturalmente a criança deveria ter os gêmeos e a Santa Madre iria providenciar educação, alimentos, roupas e tudo mais.Aconteceu o mesmo na Itália…….todo mundo sabe que o Vaticano mantinha aquela menina no hospital…..foi mesmo um ENORME pecado desligarem os aparelhos impedindo assim a manutenção de uma vida tão profícua para a sociedade e também tão agradável para ela e sua família.Fala-se muito da vinda futura do anti-Cristo..enganam-se ……. ele já veio na pessoa de João Paulo II sob cuja égide a Igreja só involuiu, veja-se o crescimento da concorrência. Exemplo….por manter este CÍNICO celibato este novo Papa, a empurra célere ao fim. É lógico que brevemente teremos mais escândalos envolvendo padres mulherengos ou desinteressados e nmaturalmente, muitos pedófilos.

  22. Superdooka disse:

    E qual a diferença entre evangélico e católico? Tudo gira em torno de dinheiro e vantagens políticas. Sempre achei que o ser humano é muito arrogante ao pensar que foi criado à imagem de Deus. Ahahahah Deve ter coisa bem melhor por aí no universo. Nós somos um vírus cuja principal função é se auto-reproduzir para continuar consumindo os recursos naturais do planeta. As religiões são uma forma de difusão dessa mensagem genética de perpetuação da espécie, mesmo ao custo da felicidade do indivíduo. Por isso excomungam toda uma equipe médica que executou um aborto necessário e oferecem misericórdia a um matador, pistoleiro ou traficante.Quanto hipocrisia!

  23. Jorge Aquino disse:

    O texto, achei, nao tem muito sentido. Acabou se perdendo com a intencao de fazer uma critica engracada do acontecimento. Uma pena.

  24. Thiago disse:

    Se hoje mais cedo eu não tivesse me convertido para a igreja do Monstro Spaguetti voador(http://www.venganza.org/), eu me tornaria um mussumista fervoroso

  25. Francisca disse:

    Adorei !!! Sou sua primeira seguidora, pelo menos que se manifestou aqui. Isso me lembrou a história de Milk, retratada no cinema. A direita quietinha, acaba sempre tendo alguem para representa-la.

  26. Madson Santos disse:

    Uma questão delicada a das duas vítimas, o pedófilo e a gorota de nove anos, pq estão rodeados de cães famintos, a igreja e todos que determinaram o rumo de suas vidas.

  27. Leandro Ferraz disse:

    Não serei seguidor de sua religião mas gostaria de sugerir a excomunhão de alguns pastores ditos “evangélicos”, como esses que estão criando verdadeiros impérios às custas do dinheiro dos fiéis…

  28. Marcio disse:

    Esse é o tipo de informação (a da excomunhão) que eu nem considero.

  29. adriana barbosa disse:

    Estou com o mussumismo e com o Adriano. Que o Bispo reencarne em uma menina de 9 anos que passou pelo que a pequena passou. Acho que ainda é pouco para ele. Se uma pessoa desalmada como esta chega a Bispo de Olinda, não quero mais pertencer a esta igreja! Uma vergonha! Devia ser preso, por desrespeitar as leis do país. FORA José Cardoso Sobrinho. Cartão vermelhor para toda a Curia!

  30. Klev2009 disse:

    Êpa, perai! Culpar o celibato dos Padres pelos casos de pedófilia é burrice! Todos os dias vemos a pedófilia se manifestar em todos os ramos da sociedade, inclusive entre os machões casados! Dããã…olha o tal PADRASTO ele não era casado, bolas!

  31. Fabíola disse:

    Excelente texto. Vou aderir ao mussunismo! A Igreja católica está predendo seus fieis e continuará assim até rever seus dogmas.

  32. Denis RB disse:

    OPA! Pessoal, este blog não vai tolerar ofensas pessoais. Acabo de deletar um comentário por conta disso. Aliás, prefiro que a gente se atenha a discutir idéias em vez de falar das pessoas. Não precisa ficar falando mal dos outros, melhor dizer suas idéias e discordar democraticamente. Por isso fiz uma sutil edição no comentário do Jorge Augusto, que não era ofensivo, mas personalizava a briga. Pô, vamos colaborar, gente. Se eu tiver que ficar moderando os comentários vocês vão me dar um trabalhão! Este aqui é um espaço livre, democrático, de debate. Não quero ter que ser bedel, que não faz meu estilo.

  33. Denis RB disse:

    Pessoal, para deixar claro: minha revolta não é contra o catolicismo. O catolicismo é uma instituição de bilhões de pessoas com 2.000 anos de história. Há uma quantidade infinita de gente boa entre essas pessoas e de coisas boas nessa extensa história. Minha revolta é contra um arcebispo sociopata e sua falta de compaixão. Peço a todos os leitores que respeitem as religiões uns dos outros – assim como as famílias, as paixões, as histórias. Eu, como mussumista, sei bem como é duro sofrer perseguições.

  34. Josefa Rocha disse:

    Antes de criticar a atitude da Igreja, vc poderia procurar entender os motivos que conduzem a ação dela. A excomunhão é algo extarordinário que a Igreja realiza para mostrar a gravidade de um erro. Mas o que a Igreja realiza ordinariamente é a promoção humana e social através de inúmeras ações, no Brasil e no mundo, através dos séculos.Os fatos comprovam e só não vê quem não quer…O que o padrasto fez com a menina é realmente um ato abominável, que merece a devida punição, mas o aborto, seja legal ou não, é assassinato e, no caso, de dois inocentes. Mesmo que o Bispo não oficializasse, todos os envolvidos no aborto já estariam excomungados pela própria ação em si.E vc, o que está fazendo para evitar que outras crianças sejam violentadas?

  35. Douglas disse:

    Puxa, você não devia fundar uma religião! Devia fundar um partido, e ir contra todos que deixam essas coisas horríveis aacontecerem em nosso pobre país! Viva o Partido Mussumista! Só não vale um PT2!

  36. Klev2009 disse:

    Você se diverte, não é seu DENIS? Cartão vermelho pra você!

  37. Jane disse:

    Que bom Denis que você pode sair das grades de um assunto tão específico quanto sustentabilidade, pois já conhecia seus talentos!Estava preocupada de vc se transformar num ecochato!

  38. Dan Brown disse:

    A Opus Dei tá de olho no senhor…rs.Agora falando sério, essa religião fictícia que você criou aí poderá , chegando aos 2000 anos de existência, ter dogmas piores que o da atual igreja católica. São os devotos fervoros que vão mudando a assência de uma religião a ponto dela cair nessa incoerência gritante desse caso aí. É por isso que, independente de religião, sempre observo a sensatez daqueles que professam uma fé….até porque a experiência de crer em Deus, é, foi e sempre será algo extremanente pessoal e direto com o Altíssímo.

  39. hicham disse:

    o que diz a religião judaica sobre o tema?
    ao invez de criticar e “excumulgar” um religioso católico, o sr. poderia nos dizer o que pensa um lider judaico sobre o tema.

  40. jose carlos ferraz de camargo disse:

    Eu como não tenho rabo preso com nenhuma igreja e como ex-seminarista(expulso do seminário só porque um dia duvidei da vida celibatária dos padres)posso afirmar que essa é só mais uma das atitudes hipócritas da igreja.Ela apóia os facínoras do MST,as ONGS dilapidadoras do erário e etc.Agora,nessa terrível história há outros culpados.As mulheres se separam e não conseguem ficar um dia sem levar um vagabundo pra dentro de casa.Já presenciei pais incentivando e achando lindo a filhinha de 2 anos dançando “na boquinha da garrafa” e por aí vai.Nossas crianças cada vez mais despertando prematuramente p/ o sexo,graças a pais omissos e ausentes.Eu excomungo,desconjuro-vade retro-mundo insano.

  41. Jorge Augusto disse:

    Haja hipocrisia também por aqui, não?Quem defende o bispo quer dizer que Deus já excomungou!?! O Bispo e seus seguidores jamais se lembram que um homem, um dia, pregou que se amassem uns aos outros e que perdão é divino. Tudo, na visão destes indivíduos que (des)humanizam suas relações com o mundo por uma crença e pensamentos desvirtuados apenas acreditam que os atos de fé são punitivos, castigos e torturas. E esquecem que há bondade, misericórdia, perdão e fraternidade na mensagem daquele que invocam.Ademais, não sei onde está Deus quando barbáries como essa acontecem. Mas, com certeza, sabemos onde estarão seus representantes para criticar e condenar decisões delicadas, difíceis e atormentadoras, que por si sós, castigam por uma vida.VADE RETRO BISPO!

  42. Raphaela disse:

    Olá Denis Russo!!Acompanho vc desde a Super Interessante.Concordo com o comentário. A Igreja deve repensar seus preceitos e adaptar-se as novas realidades da população mundial. Uso de camisinha, abolição do celibato são outros assuntos pendentes de reflexão pela Instituição..É por essas e outras que a Igreja Católia está perdendo cada vez mais fiéis. Afinal, é justo sustentar a gravidez de uma criança que teve a vida destroçada por um estupro? É justo que padres pedófilos continuem impunes ao invés de serem verdadeiramente os excomungados??Eis a questão!

  43. gerson disse:

    uhauhauhau . Chorei de rir, apesar do assunto ser sério. Beleza de religião. Viva !

  44. Wladi disse:

    Dênis, Genial!O Arnaldo Jabour falou bem: “Que lei de Deus é essa que o padre seguiu. Essa lei de Deus que foi feita por homens???”.O meu Deus, na minha oração de todo dia não fica do lado do estuprador.Parabéns! Está excelente. Agora, vemos que esse blog almeja ser mais. Mais do que “sustentável”. Mais do que “sócio-ambiental”. Está virando um refúgio para aqueles que acreditam no mundo melhor e ficam estarrecidos com essas barbáries a ponto de mudar a abordagem dos assuntos e desabafar nos comentários. O Mussum já era meu herói de infância! Tô dentro.

  45. Stefano disse:

    Cara, parabéns!

  46. alexandra disse:

    gêÊÊÊÊnioooo!!!!

  47. Daise Santos disse:

    Sempre fui e continuo sendo temente a Deus,e cresci em uma comunidade católica;mas esta posição do seu Dom José Cardoso Sobrinhocoloca um pitada a mais de repugnância num fato que já asqueroso por si só.

  48. Edmar Moury disse:

    Sou de Recife e sei que este Arcebispo levou a Igreja em Pernambuco aos tempos mais sombrios da Idade Média. Perseguidor, caluniador e imoral. Na história da pobre garota temos dois monstros: O padrasto e este Arcebispo que infelizmente existe em nossa linda cidade do Recife.

  49. edi vendrame disse:

    Esse dom ze e vc sao dois problemas gravissimos para Deus.

  50. Caruccio disse:

    No Mussunismo não se bebe vinho, mas o “mézis” sagrado !Alias, o padre não excomungou o pedófilo por simples corporativismo: os iguais se protegem.

  51. rev. Beraldo disse:

    Caríssimo,há o discordianismo. Claro, fundar uma religião é sempre divertido, mas o discordianismo já diz que ‘‘todo homem, toda mulher e toda criança é um papa’’.Para transformar teu ato em oficial (perante a sociedade discordiana): eu, papa Beraldo, consoante com minhas Episcopais Atribuições excomungo José Cardoso Sobrinho.E tenho dito.

  52. iagows disse:

    uhauhauhauhauhaauhhuacara, você tá de parabéns kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  53. cinthia disse:

    Sou católica, mas apesar da vergonha que sinto, temos que lutar pela inconstitucionalidade desse cânone imbecil, já que ninguém é obrigado a deixar de fazer algo, se não em virtude de lei.

  54. franciscobrazsouto disse:

    isso mesmo noa temos que temer a igreja pois ela propria ja matou muitos inocente ela nao pode colocar o nome de deus nisso pois deus e puro e maravilhoso e nao aceitar algo desse tipo

  55. Abigail Biella disse:

    Alguem realmente se importa com o que diz a Igreja Catolica? Alguns nem mesmo acreditao em Deus. Mas mesmo esses que nao acreditao se importam com o que a Igreja Catolica diz ou faz (no caso a mesma coisa :escomungar alguem. Escomunhao ‘e na verdade uma palavra para um ato de agravo da Igreja Catolica. Nao tem acao pratica (ou tem ?). Mas por que incomoda tanto ? Por que tudo que a Igreja Catolica diz ou faz, implica em reflexao (a fovor ou contra)mesmo de quem nao faz parte dela ? Acho tudo muito curioso.

  56. paula disse:

    Denis, eu creio que vc não se deu conta de que o inferno imaginado por vc deve ser o paraíso para pessoas com a mente do arcebispo. Ou vc crê que alguém com esse raciocínio e atitude quer assistir algo além do Big Brother?

  57. Eddy disse:

    Amo a Deus e detesto os bispos. Mereço excomunhão???. Se a resposta é sim, então vou mesmo adherir ao Mussumismo… e que Deus me ampare…

  58. Gonçalo disse:

    Denis, o bispo não excomungou ninguém. Se houve excomunhão, ela foi automática, sem que A ou B a determine.

  59. Anna disse:

    Olà a todos, acho corretissimo quese fale em qualquer blog, de um fato tao horrendo.O arcebispo è que tem que ser excomunicato.

  60. stefano disse:

    já fundou sua própria religião? de acordo com o que acha conveniente? cuidado, os psicopatas são assim, sempre agem de acordo com a sua conveniência

  61. Klev2009 disse:

    Acredito que uma autoridade religiosa e moral como o Papa Bento 16, mereçe respeito. É de muito mau gosto e rasteiro o texto do Sr. Denis. E tira esta foto ridicula dai Pô!

  62. Rafael disse:

    Façam como o doutor House, a menina está viva, é o que importa! =D

  63. Paulo disse:

    É por isso que esse país não vai para frente… . Veja como são tratados aqueles que discordam de nós: com piadas infantis e, dr.Dennis Russo, muito sem graça. Todas as opniões merecem respeito e devem ser ouvidas e rebatidas com respeito. É admirável que a Veja aceite tal nível de comentarista, que só se compara às asneiras de Jabor. Por favor, sejamos críticos, mas inteligentes.

  64. rafael disse:

    Acho q falta conhecimento teológico das pessoas q insistem em falar asneiras. Busquem antes de tudo um conhecimento teológico antes de criticar as pessoas. Existem leis na Igreja, além disso crianças com menos de 400g já são capazes de viver fora da mãe,q culpa aqueles pequenos seres têm para vcs condená-los a morte, vc eh médico?teólogo? vc eh um ignorante.

  65. Denis RB disse:

    Obrigado, Senhor Paulo. Graças ao senhor, acabei de saber que o Brasil não vai para frente por causa de mim.

  66. Denis RB disse:

    Caro Kiev2009, tambem sou uma autoridade religiosa e moral, como lider e fundador do Mussumismo.

  67. Denis RB disse:

    rafael, este aqui não é um blog sobre teologia. Aliás, a doutrina católica é um assunto que me interessa tanto quanto as regras de um condomínio onde eu não moro. Este aqui é um blog sobre ética e sustentabilidade, aberto a pessoas de qualquer religião ou sem religião nenhuma.

  68. Denis RB disse:

    Ronaldo de SP, você é o cara!

  69. Edilson Wippel disse:

    Por favor, como posso ser patrocinador da Vossa Igreja?

  70. Fred Di Giacomo disse:

    hahahaha gênio!

  71. Luis Américo disse:

    O “mé” remove montanhas!

  72. Marcello Santo Nicola disse:

    A excomunhão dos envolvidos no aborto em Pernambuco é plenamente coerente com os dogmas da religião católica, afinal um aborto não deixa de ser a eliminação de uma vida. A religião é baseada em dogmas e em supostas revelações que não podem ser atualizadas segundo o sabor do momento, portanto não há outra alternativa. O absurdo é que em pleno século XXI tanta gente, inclusive jornais, juristas e governantes, ainda se importe com superstições e lendas do Oriente Médio, se apoiando nesses misticismos para fugir da realidade mas se revoltando quando aspectos mais restritivos dessa mesma mentalidade “mágica” ofendem suas sensibilidades.

  73. SONIA disse:

    ONTEM NUM PROGRAMA DE TELEVISÃO AO VIVO, O APRESENTADOR RESOLVEU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CASO DA MENINA DE 9 ANOS. EM 1HORA A PESQUISA CHEGOU A 22.000 A FAVOR DO ABORTO CONTRA 2.500 CONTRA. A IGREJA CATÓLICA ESTA ATRAZADA HÁ VÁRIOS SÉCULOS, ELA NÃO SE IMPORTA COM A VIDA DA MENINA DE 9 ANOS E SIM COM O TEMA ABORTO.

  74. mirian avelar nunes disse:

    prisão perpetua pra todos os pedófilos,e castração pra esses doentes mentais; são as lei que demorou pra ser instituida, no brasil… acordem feitores de leis …

  75. Edilaine Oliveira disse:

    não concordo com sua irritação, o caso exige apenas “bom senso”… A Igreja sabe que o estrupador é o errado, sabe do risco de vida da menina e da intensão dos médicos em apenas salvar a vida da vítima. Pois bem, vc acha que a Igreja ia permitir o aborto e deixar cair por terra todos as leis que ela constituiu há mais de dois mil anos atrás? Eu acredito que não. Então, o que lhe restou foi comunicar o que todos nós já sabíamos (que ela é contra o aborto) e dar um castigo aos “pecadores”, mas eu penso que no fundo no fundo… o Arcebispo queria é parabenizar os médicos e auxiliar a família da criança, mas…!

  76. carlos eduardo disse:

    os ultimos dois blogs sobre este assunto é no minimo pratico e verdadeiro.pratico pois as circuntancias do caso levaram para um abordo legal.verdadeiro é que como a religião dificilmente é flexivel com temas deste porte, acredito que a religião é algo bom mas seus seguidores devem analizar seus ensinamentos diante do bom senso

  77. Manu disse:

    Oi Denis, tudo bem? Quanto tempo hein…Seu blog está de parabéns. Ótimas conclusões, deduções e opiniões. Muito triste esse episódio da criança que engravidou do padrasto. E tão triste quanto, é a postura que algumas pessoas tomam diante de certos assuntos. Acho que todos poderiam começar já a praticar o amor ao próximo e esquecer um pouco as regras absurdas e arcaicas impostas há centenas de anos. Novo mundo, novas ideias. Acabo de fazer parte da sua religião. Grande abraço!

  78. ira fratoni disse:

    Ativista mussumista declarada!!! Pior é quando voce vive em um pais civilizado e tem que passar dias de férias no Brasil, o choque é tremendo!!Seja Feliz

  79. Gisela Blanco disse:

    Genial o post! Adorei o Mussumismo! Quanto à excomunhão… quero mais é que eles excomunguem todo mundo mesmo, pra ninguém mais ser católico e essa religião pentelha acabar. Quero inclusive lançar uma campanha: “EXCOMUNGA EU, SEU BISPO!”, pq esse negócio de ser excomungado é super rock n’ roll. Depois vou lançar uma campanha pra tirar a palavra “excomunhão” do dicionário, pq ela é muito feia. E Denis, eu acho que você só deveria tirar essa foto do Papa daí em troca de uma doação de uma boa grana da igreja pra essa menina de Recife. Ela vai precisar pra pagar todos os anos de terapia que ela vai ter que enfrentar pra lidar com uma violência tão absurda. Então é isso, vende a foto pra eles!

  80. nivea disse:

    Cacildis, só no forévis.

  81. breno disse:

    rsrsrs.. irado! mandou ver! 🙂

  82. anonimo disse:

    Na religião, no futebol e em brigas de casal, as decisões não são tomadas pela razão ou pelo bom senso. As decisões são tomadas sob forte emoção e geralmente são irracionais. Portanto, exceto nos casos em que possam haver agressões físicas e/ou morais covardes, prefiro não interferir. Nesse caso, duvido muito que os envolvidos no aborto estejam preocupados com bispo, muito menos o agressor pedófilo, pois esse indivíduo deverá ser punido pelas leis dos homens mesmo, aqui na Terra.

  83. Roberto disse:

    Queridos irmaos em Cristo Jesus, que Deus tenha piedade das blasfemias cometidas pela ignorancia daqueles que nao estudam o Manual da vida (Biblia).

  84. Bulldog disse:

    Rapaz, gostei, lógica por lógica, a do mussumismo é tão boa quanto a das outras religiões. Roberto, deixa de ser ridículo, se não sabe nem pensar, quer escrever. Pior que isso só o Reinaldo Azevedo, que se diz pensador e ainda é cristão e acredita em deus e na ICAR (afff).

  85. Andrebsb disse:

    Tô dentro, adepto desta religião completamente!!!!!!!!!!!nem jesus, nem jeová, vamos rezar pro velho mussa voltar!!!chega de hipocrisia cristã e de messias baratos,excomunhões tolas e papas sexualemnte mal resolvidos dando opiniões absurdas sobre como devemos ou naoa fazer sexo

  86. Eduardo Szklarz disse:

    Adorei o mussumismo! Queria ser adepto dele há tempos. Desde que fiz uma matéria sobre uma menina estuprada e conversei com um padre sobre o assunto. Ele me disse que a menina precisava ter o filho, pois o cristianismo é feito de atos heroicos. Denis, que pena que na época não pude recorrer a seu poder vitalício nem às epifanias de nosso querido Mussum. Quem sabe assim o padre deixasse os dogmas e o heroísmo de lado e se tornasse um pouco mais sensível. Abraço!

  87. denis rb disse:

    abração, Szklarz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: