#POLÍTICA#Este blog é de esquerda ou de direita?


Quando alguém me pergunta se eu sou de direita ou de esquerda, eu olho para a pessoa com a mesma expressão de espanto de quando alguém quer saber meu signo. Às vezes eu respondo, só para ser educado. Touro. De esquerda. Aquário. Direita com ascendente em Libra. Depende de como eu estiver me sentindo na hora. Mas fico meio constrangido, tento mudar rápido de assunto. Será que vai chover hoje à tarde? No fundo, no fundo, o que penso nessas horas é "será que esse sujeito acredita mesmo nessa bobajada?"

Esquerda, direita, para mim essas definições fazem tanto sentido quanto alguém escolher um lado preferido na Guerra das Termópilas. Mano, que diferença faz? No fundo, o espectro político se divide mesmo entre sacropantas ordinários batedores de carteira, burocratas entediados com limitações cognitivas e gente de bem querendo melhorar o mundo e que discorda em relação ao melhor jeito. Esse último grupo tem a opção de sentar, trocar idéias, trabalhar um pouquinho, testar suas idéias, comparar os resultados dos testes, fazer concessões, melhorar um pouquinho, melhorar mais um pouquinho, até ficar bom.

Mas o que eles fazem? Ficam lá falando das diferenças que eles têm de opinião. E a imprensa trata essas diferenças como se elas fossem mais importantes que resolver os problemas e melhorar o mundo. Pois eu já decidi. Agora, quando me perguntarem se eu sou de esquerda ou de direita, não vou mais responder. E não adianta insistir, meu caro. Não mudo de idéia. Sou teimoso. Como bom taurino, aliás.

Anúncios
22 comentários
  1. gilda disse:

    Como é que vc, sendo tão jovem, pode entendr as coisas com tanta clareza! Parece que você tem a vivência de um ancião!

  2. Annonio Ribeiro, blog DE PARIS disse:

    Muito bem!

  3. Mônica disse:

    Vc é ótimo Denis, como sempre.Mônica irmã da Rô.Beijos

  4. Borboleta disse:

    Putz, o cara leva a sério o horóscopo. Descrédito total.

  5. giacomo disse:

    Sim, esta conversa de esquerda e direita é velha. Mas a clivagem não é entre quem tem boas intenções e quem não as tem- Isto é muito ingênuo, rapá!!Na verdade,trata-se de separar quem acredita na liberdade, nos direitos individuais e na democracia dos delirantes do totalitarismo,que acreditam que existe um único jeito certo de viver e querem impor esta “verdade” aos outros, quer sejam comunistas, petistas ou fascistas. Não existe o “melhor para o mundo” desligado de uma visão de “o que é o mundo”, criança. Aliás, não sei o seu signo, mas seu raciocínio indica que você é de esquerda, da tendência Polianista-pueril, ” if I rule the world, la la ri lalá…”Em tempo:o tal de M.F. aí acima é da tendência maniqueista-paredón, cuidado com ele(a)!!

  6. M.F. disse:

    Cá entre nós, se as pessoas têm de perguntar isso a você, é porque você é definitivamente de direita. Ninguém precisa perguntar a quem é de esquerda se ele/ela é de esquerda, porque é algo extremamente óbvio: quem é de esquerda tende a se preocupar com os outros. Quem é de direita tende a se preocupar consigo mesmo.

  7. Antoine disse:

    Pois é, Denis. Esse seu texto vem ao encontro do que eu penso. No meu entender o mundo é dividido em duas camadas: os que estão em cima e os que estão embaixo. Os de cima procuram se manter espremendo e sugando os de baixo. E os que estão embaixo querem subir. É isso aí. Abs.

  8. Giacomo disse:

    Life is but a walking shadow. A poor player that struts and frets his our upon the stage and then is heard no more. Esta foi procê blogueirinho xuxu teimosinho. Onde o editor do site estava com a cabeça quando deu um blog pruma peça destas??

  9. Ayne disse:

    Olá. Nós nos conhecemos em Araçatuba, quando você encantou meus alunos. Parabéns pelo blog. Ele já virou referência. Adorei o texto, simples e direto, conclusivo e perfeito. Parabéns!

  10. Giacom disse:

    Afe!! E o tal de Antoine, é esquerdista da tendência confeiterista-ressentida.Raciocina em termos de camadas, como se o mundo fosse um bolo. presumo que ele seja meio ruim de serviço, e se sente como um espremido integrante da camada inferior. Ou será um espremedor com remorsos? Eu, hein! Sair por aí espremendo e sugando os outros, eca!!!

  11. Bidu disse:

    Esquerdinha festiva (e “alegre”)…

  12. Lucia disse:

    Mas nem precisa mesmo responder…

  13. Giacomo disse:

    Será talvez porque a mesma discussão de sempre É “a discussão de sempre”, meu Blogueirinho ingênuo e teimosinho? Aquela capaz de definir o nosso estar no mundo?Não te ocorreu que você pode ser bacaninha, mas não é , assim, o gênio da raça, o novo Leonardo, Einstein ou coisa que valha, capaz de, em um post mal escrito de 10 linhas,fazer tábula rasa daquele grande debate da História da Humanidade ( Assim em maiúscula), que trata de liberdade e coerção, indivíduo e grupo,e outras cositas do gênero?Que prepotência juvenil, né não?

  14. Denis RB disse:

    Engracado… Faco um post dizendo que este blog nao vai ter as mesmas velhas discussoes de sempre. Ai vou ver os comentarios e o que tem la? A mesma velha discussao de sempre…

  15. Leonardo disse:

    Serias capaz, pelo menos, de dizer se aceitas apenas a ordem democrática e defende o respeito das leis – sempre democraticamente instituídas? Terias a capacidade de afirmar se preferes a potencialização do indivíduo ou a crença no pai-estado? Acredita, incauto. Há diferenças, sim. Dependendo do debate e das tuas posições, tu podes ser classificado mais à direita ou à esquerda. Não tenhas medo da palavra. Ademais, tu vives no Brasil, onde há dinossauros da esquerda marxista – que com a direita fascista formam as classificações bobas e ultrapassadas deveras.PS: Os esquerdistas atuais ainda pensam que é apanágio dos direitistas não se preocupar com nada senão o próprio nariz. Ainda pensam que são os portadores do bem da humanidade e da libertação. Se observares a maneira com que os republicanos (dos EUA) são tratados, verás bem uma diferença. A despeito de os democratas, assim como os trabalhistas britânicos, seguirem a mesma linha econômica de seus openentes e vice-versa. Verdade é que, para um dito direitista, quanto mais as pessoas forem donas de si mesmas, melhor. Os que estão mais à esquerda acham que a geração de empregos não é suficiente; o leite de pata do estado seria inescusável. Insofismável é que a defesa da liberdade e da autonomia desde sempre estiveram ao lado dos conservadores, direitistas democratas, liberais na economia e na política.

  16. Leonardo disse:

    Felizes são os britânicos, que têm um primeiro-ministro trabalhista contra o protecionismo. Lugar-comum defendido ainda pelos democratas americanos.

  17. Polyana disse:

    Giacomo, quanta prepotência e babaquice… Vá pentear macaco! Cara chato…

  18. jorji disse:

    Denis, tu é teimosos mesmo, admiro seu otimismo, realmente a vida é uma eterna procura, um abraço.

  19. Polyana disse:

    Interessante a natureza de algumas pessoas, tem gosto pela critica destrutiva no intuito de se mostrarem melhores… Nao sugestionam, não dialogam, apenas querem pousar de opositores. Já nasceram sabendo, e nao admitem ficar de fora da foto. Pra mim isso tem um nome: INVEJA. Denis, seu blog é muito bacana, faz a gente olhar o mundo sob outros aspectos. Da pra discordar, concordar, debater, aprender e melhorar… Sobre os pentelhos, identifiquei uma funcao bacana pra eles: fazer a gente se divertir! Mas olha Denis, como a gente sabe que olho gordo existe mesmo, de vez em quando da uma chegada numa benzedeira, falou?!

  20. Polyana disse:

    Interessante a natureza de algumas pessoas, têm gosto pela crítica destrutiva no intuito de se mostrarem melhores… Não sugestionam, não dialogam, apenas querem pousar de opositores. Já nasceram sabendo, e não admitem ficar de fora da foto. Pra mim isso tem um nome: INVEJA. Denis, seu blog é muito bacana, faz a gente olhar o mundo sob outros aspectos. Dá pra discordar, concordar, debater, aprender e melhorar… Sobre os “pentelhos”, identifiquei uma função bacana pra eles: fazer a gente se divertir! Mas olha Denis, como a gente sabe que “olho gordo” existe mesmo, de vez em quando dá uma chegada numa benzedeira, falou?!

  21. Silvia. disse:

    Concordo. Giacomo vc é chato demais!!!

  22. Denis RB disse:

    Obrigado, Giacomo! Aos 35 anos, eh sempre gostoso quando um bedel pede para ver seu rg na entrada do cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: