#ÁGUA#O mapa das gotas


Olha só que bem bolado e útil o infográfico aí em cima, que você pode ver em detalhes clicando aqui. Ele foi publicado pela Good, a revista americana dedicada a fazer o bem. Com ele, você consegue calcular quanta água você gasta por dia e descobrir jeitos de reduzir o consumo. Cada gotinha é um galão, medida que equivale a 3,8 litros. As gotinhas azuis são galões consumidos diretamente e as verdes são galões indiretos (por exemplo, os milhares de litros usados no processo de produção da carne). Note como a imensa maioria da água que consumimos é de maneira indireta (gotinhas verdes). Nas colunas verticais cinza, você vê as opções que desperdiçam mais água, enquanto nas amarelas estão alternativas mais econômicas.

Resultado: dá para economizar 125 litros de água só trocando refrigerante por água. Já trocar carne por frango poupa da Terra incríveis 4 600 litros. No total, se você trocar todos os hábitos cinza por hábitos amarelos, você poupa nada menos que 8 626 litros de água por dia. Ou seja: mais de uma piscina olímpica por ano.

Anúncios
17 comentários
  1. Leonardo Nunes disse:

    Burgierman, muito bom o seu achado! Mas, como vc vê no comentário de nosso amigo (a) “Xuááááá”, tem muita gente q gasta o futuro da Terra mesmo, só de birra. Pra essa gente q está na Idade Média, só uma coisa resolve: multa, multa pesada! Quem sabe vc pode publicar um post com multas q são aplicadas por desperdício de água, comida etc. e bota os irresponsáveis pra pensar.

  2. XUÁÁÁÁÁÁÁ disse:

    Tô deixando a torneira da pia do banheiro aberta durante essa navegação na internet (prá dar um “clima” à navegação, entende?) só em homenagem ao tema…Tá dando prá ouvir o barulho da água daí?

  3. Claudia Chow disse:

    O meu medo é se daqui a pouco começarem a dizer q nao tomar banho é uma boa atitude para economizar água.

  4. Denis RB disse:

    Ops, obrigado Kleyson. Já consertei.

  5. Lets disse:

    Acho que a política do Governo de apenas construir mais Estações de Tratamento de Água é errada – deveria investir em conscientização da população. Basta ver as pessoas lavando suas calçadas e também a situação das represas Billings e Guarapiranga, tomadas por loteamentos irregulares, que despejam esgoto in natura no local de onde tiram a água para beber… E agora com a implantação do Rodoanel, a tendência é piorar…

  6. Bill Gates disse:

    A Microsoft informa:Multa para o sr. Leonardo Nunes.Motivo:Desperdício de tempo do pobre internauta incauto (perdeu 30 segundos de vida lendo o seu post).Valor da multa: Fica o sr, Leonardo Nunes obrigado a adquirir as licenças de todos os softwares utilizados em seu computador.

  7. Denis RB disse:

    Mas o Romulo tem razao quanto ao gasto de agua ser menor na criacao de gado no Brasil do que nos EUA. Hoje boa parte da criacao de gado no Brasil deixou de ser simplesmente soltando no pasto para se adotar o semi-confinamento, que ainda assim usa menos agua e graos do que o confinamento adotado em paises mais frios.

  8. Denis RB disse:

    Claudia Chow, Romulo, em ingles ha duas palavras para banho: shower (chuveirada) e bath (banho de banheira). O que o gráfico sugere eh que nao tomemos mais banho de banheira. Os banhos de chuveiro estao permitidos… (com chuveiros economicos)

  9. Rômulo disse:

    Ter atitudes que prezem pelo ambiente é algo que todo mundo defende. Agora, deixar de tomar banho é meio exagerado, não? Outra coisa, em que bases de comparação se afirma que um bife gasta tanta água a mais que um frango? No Brasil, pelo menos, o método de criação é do ‘boi no pasto’, que, sem dúvida, tem vantagens e ameniza o impacto. O processamento na indústria, convenhamos, é bastante similar.

  10. Polyana disse:

    Romulo e Denis, o problema da agua gastanca para se produzir carne nao eh quanto a criacao do gado, mas do abate nos frigorificos. Consome-se agua em grande escala pois ha muitas exigencias em virtude dos padroes de higiene da carne exportada.

  11. Polyana disse:

    corrigindo: o problema da gastanca de agua…

  12. Letícia disse:

    Olha, não tenho carro e nem pretendo ter, reciclo o lixo (sou aquela que o namorado faz cara feia pra ir até o Pão de Açucar…. A PÉ… cheio de sacola, porque é o único jeito de reciclarmos…rs), não jogo nadica de nada no chão, guardo até papel melecado dentro da bolsa se precisar, mas não jogo no chão de jeito nenhum… não levo muito jeito com plantas mas cuido das minhas com todo amor e carinho…. mas devo confessar, não tem nada mais gostoso que um banho demorado, depois de um dia de trabalho!!! Isso eu não consigo abrir mão. 😉

  13. José J. R. Cosme disse:

    Boa Tarde Denis,Não é meu hábito elogiar muito (senão estraga) mas não quero ficar indeferente à qualidade do teu Blog. É gostoso testemunhar jovens da tua idade engajados em projectos que se adotados, provavelmente não serão sentidos por esta geração mas que com certeza beneficiarão as gerações futuras. Esse tipo de engajamento foi o que faltou à minha geração, talvez essa abstenção não foi proposital, acredito que foi por nossa ignorância mesmo. Sou engenheiro civil que trabalha e reside na Africa há mais de 20 anos. Por aqui ainda há muito o que se fazer, na verdade falta total consciência da necessidade de preservar o planeta para as futuras gerações. Não os culpo pois as necessidades deles são imensamente diferentes das nossas, infelizmente a grande maioria ainda luta pela própria sobrevivência no plano diário. Dentro das minhas possibilidades tento alertar os que me rodeiam sobre a destruição progressiva do nosso meio ambiente. Se conseguir convercer um que seja, já será uma pequena vitória pois o ambiente aqui está terrivelmente degradado em alguns lugares a destruição é total. Bom, fiz o meu elogio. Continue em frente e desejo sucesso naquilo que falhamos. Obrigado.

  14. Dayane Amaro Costa disse:

    É realmente ja tinha lido algo sobre isso e foi esse um dos motivos que me levaram a ser vegetariana, mas só achei algo estranho no final do texto, trocar carne por frango, pra mim frango também é carne.

  15. Denise disse:

    isso e muito idiota eu tava pesquisando uma coisa e apareceun essa palhaçada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: