Como transformar números em imagens lindas

270.000 tubarões são mortos todo ano para extrair suas nadadeiras, para fazer sopa. 20.500 atuns são mortos no mundo a cada 15 minutos. 28.000 barris de petróleo, cada um deles com capacidade de 160 litros, são queimados nos EUA a cada 2 minutos. 1 milhão de copos de plástico descartáveis são descartados a cada 6 horas apenas em viagens aéreas nos EUA.

Esses números da devastação ambiental são chocantes. Mas são também quase incompreensíveis. 270.000, 20.500, 1 milhão, que diferença faz? São só números frios, quase impossíveis de apreender pelas nossas mentes. São números tão imensos que não conseguimos entendê-los.

Foi o que o ex-advogado corporativo Chris Jordan pensou quando resolveu abandonar sua carreira defendendo grandes empresas de processos e se tornar um fotógrafo e manipulador de imagens. Chris passou a tirar fotos de objetos reais – lixo, dentes de tubarão, barris de óleo, garrafas vazias, bitucas de cigarro – e juntá-las no computador. O objetivo: produzir imagens incríveis, impactantes, que tornem concretos esses números abstratos.

Veja por exemplo esta sequência, da última exposição de Chris:

fuji1

É uma gravura japonesa clássica, com a típica imagem das ondas do Pacífico e o Monte Fuji ao fundo. Não é? Chegue mais perto para ver:

fuji2

A imagem parece formada de um monte de pigmentos coloridos. Um pouco mais perto então:

fuji3

São pedaços de plástico. 2,4 milhões de pedaços de plástico, 1 para cada libra de plástico que polui os oceanos do mundo a cada hora (1 libra = 450 gramas). Todo o plástico da fotografia foi retirado do Oceano Pacífico (daí a escolha da imagem japonesa). Olhe mais de perto.

fuji41

Chris se inspirou no clássico Potências de Dez e acrescentou pitadas de conscientização ambiental.

(Se você é leitor antigo da revista Superinteressante, já conhece as Potências de Dez. Nos anos 80, a revista publicou uma revistinha com imagens tiradas desse vídeo histórico. Se você é leitor moderno da mesma revista, conhece o Chris Jordan. Seu trabalho anterior, inteiramente focado nos EUA, foi assunto da Super numa matéria de dezembro de 2007.)

Anúncios
3 comentários
  1. Luiz Carlos Pôrto disse:

    Denis,

    Lei importante aprovada em SP. Pode ser o início de um novo tempo no projeto e fabricação de equipamentos eletrônicos. Vamos torcer para o Serra sancionar.

    http://www.silvaporto.com.br/blog/?p=58

  2. Adilson disse:

    Eu li a Super de dezembro de 2007 e considero o trabalho do Chris Jordan muito bacana.
    Existem muitas formas de apresentar a informação. No caso da conscientização ambiental, essa é uma maneira bastante eficaz. Parabéns.

  3. denis rb disse:

    Importantíssima, Luiz Carlos. Um belo passo para eliminar externalidades…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: