Não é todo dia que a História acontece

Tem uma história linda acontecendo neste exato momento no outro lado do mundo, no Irã. Uma história de um povo criando coragem para enfrentar um regime opressor. De gente jovem, esperançosa, num dos países mais fascinantes do globo, conectada pelas novas tecnologias, enfrentando um gigante. Estamos num momento chave. Pode ser que o regime caia. Pode ser que ocorra um massacre.

Estou acompanhando todo dia pelo blog do Pedro Dória, o Weblog, que está atento a cada desenrolar e tem ótimas análises abastecidas por fontes no Irã e fora de lá. Acompanhe também. Não é todo dia que a História acontece.

A foto abaixo é parte da incrível reportagem fotográfica do brasileiro Carlos Cazalis, publicada no site de fotografia PicturaPixel (uma das boas dicas do Pedro).

ccteh06102009_mg_4123

Foto © Carlos Cazalis

Anúncios
25 comentários
  1. #42 disse:

    Ver a historia sendo feita eh super show…. mas um fato que naum me escapou foi: Putz! que iranianas gatas! se houver mais iranianas assim eh mais um motivo para que o regime dos aiatolas caia e para que todos possam viajar para o irã para ver esse tipo de maravilha!

  2. jorji disse:

    Viva a Persia livre!

  3. denis rb disse:

    #42, já que você perguntou: o Irã é sim um país cheio de mulheres lindas – e interessantes. E essas mulheres são reprimidas e impedidas de ter uma vida plena.

  4. #42 disse:

    Pobres coitadas! Por elas eu pegava em armas e acabava com o regime iraniano! E aih quem quer pegar nas armas e ir pro irã barbarizar com os aiatolás?

  5. Pedro disse:

    Gatas mesmo. Pena que têm que ficar com esses véus aí.

  6. Gabriel disse:

    Tai um exemplo de pais corrupto,e financiador de faccoes terrorista.Que se exploda turbantes terrorista.

  7. Gabriel disse:

    Tai um exemplo de pais corrupto,e financiador de faccoes terrorista.Que se exploda turbantes terrorista.Pior que o Brasil to pra ver.

  8. HAMAS disse:

    Ai #42 se vc eliminar o mula LULA e suas faccoes vc vai ser recebido no paraiso por Maome com 42 iranianas virgens so pra vc.Vai correndo e volta voando.

  9. LUCIA disse:

    se o regime atual cair, não veremos com certeza grande evolução ….infelizmente para cada regime autoritário q cai vemos as nações do dito primeiro mundo avançarem na venda de suas bugigangas e conceitos consumistas…

  10. Rogério O. Soares disse:

    O indecente líder religioso deste país é quem manda, e ainda ameaça seu povo caso insistam nos protestos. Como de costume em todo mundo a religião é o argumento principal para trazer o inferno mais próximo do homem.
    Abraço aos leitores!

  11. Rogério O. Soares disse:

    Eu temo pela vida desta sorridente e linda iraniana.

  12. Seu Zé disse:

    Eu duvido muito que caia. A Guarda Revolucionária já ameaçou. Na próximo será um massacre.

    Supondo que a eleição do Mahmoud seja anulada e o opositor vença, o que muda? Nada. A teocracia continuará existindo.

  13. Rogério O. Soares disse:

    DENIS!
    POR FAVOR SUGIRO QUE ABRA UM TÓPICO SOBRE Neda Agha Soltan MEU DEUS LINDA JOVEM TODA UMA VIDA PELA FRENTE DEU VONTADE DE CHORAR QUANDO VI…

  14. Jay Jay, Nigeria disse:

    Lucia, o que você escreveu não deixa de ser verdade, mas ninguém é obrigado a comprar as bugigangas e adotar o consumismo. Democracia é isso aí: você escolhe. Portanto, vale a pena sim derrotar regimes autoritários nem que seja para poder comprar bugigangas e virar consumista.
    Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?
    Abaixo os aiatolás de meia tigela ! Que se faça luz nesse reino de escuridão. E já agora, que tal mandar o Apedeuta e a Maria paninhos ir vender sanduíches nas manifestações? Xiiiii, não dá, lá não é permitido consumo de whisky.
    Abraços.

  15. Celso Amorim disse:

    Se voce acha que a possibilidade de massacre eh uma historia linda, desconfio da sua sanidade mental. Romantizar uma tragedia humana dessa forma eh desrespeito a vida. Por esse e outros textos previos seus, desconfio que voce eh desconectado da realidade. Faz apenas embaixadinha para a torcida. E estou prestes a concluir que isso eh intencional.

    Ah, o site da Veja mostra um video triste de uma moca caindo no chao com uma bala na cabeca. Em seguida, o sangue comeca a jorrar pela pelos orificios da cara (boca, nariz). E ai, voce teria coragem para dizer aos familiares dessa moca que a historia da morte foi linda?

  16. #42 disse:

    Sinto muito hamas, mas não sou anti-lulista…
    E Parabéns Jay Jay! Falou tudo! Perfeito o comentário!
    Ps.: Opnião minha!

  17. Prof.José Maria Cancelliero - presidente Centro do Professorado Paulista disse:

    Sim, testemunhamos a a coragem de um povo tentando enfretar a tirania e a opressão. Entretanto,para que a humanidade garanta o seu direito à liberdade e à dignidade, os investimentos na educação – citada na própria Declaração – são fundamentais e insubstituíveis. È uma obrigação e um desafio, comum a todos, promover e proteger os direitos de todos os seres humanos e banir, definitivamente, os modelos retrógrados de abuso e de exclusão.

  18. denis rb disse:

    Celso Amorim, eu vejo sim beleza na tragédia. Acho, na verdade, que a tristeza é irresistivelmente linda. E acho que nada é mais bonito que a auto-determinação das pessoas, de lutar contra o que é errado, mesmo que isso signifique arriscar a vida. Não acho que eu esteja desonrando a morte de Neda ao dizer que ela perdeu a vida numa luta bonita. Numa luta que merece ser lutada.

    Acho, isso sim, que você está desonrando a morte dela ao usá-la aqui num argumento raso para dar xilique e demonstrar sua “indiginação”. Não me venha com bobagens. O momento não é para isso.

  19. Jay Jay, Nigeria disse:

    Celso Amorim (espero bem que nao seja o pintassilgo do Itamaraty, que é para eu nao perder meu tempo argumentando com pintassilgos),
    nao vi em nenhuma palavra deste post glorificaçao à morte, há sim, glorificaçao à luta pela liberdade e auto-determinaçao de um povo, que como qualquer outro povo tem todo o direito a tais aspiraçoes.
    Contra um regime de trevas nao é sempre que usando rosas ou cravos nas lapelas surtem os efeitos desejados, os aiatolás de meia tijela nao vao querer largar o osso com poesias. Olhe para a história e você verá que, sim, muitas vezes para se conquistar a liberdade há que se recorrer à lutas que acarretam mortes.
    O que o post faz, sim, é glorificar o sacrifício dessas pessoas em prol da liberdade do seu próprio povo, lutando por aspiraçoes universais (pelo menos aspiraçoes humanas, nao sei o que os pintassilgos pensam da vida).
    Mostre-me um povo sem heróis e eu te mostrarei um povo derrotado.
    Abraços.

  20. Rogério O. Soares disse:

    Jay Jay

    Citação:
    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

    Você foi muito feliz no comentário! Filosofou com perfeição por isso acho esta coluna a melhor! 😉

    Abraço aos leitores!

  21. Rogério O. Soares disse:

    Não esta merece!!!!

    Citação Jay Jay:

    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

  22. Rogério O. Soares disse:

    Não, esta merece!!!!

    Citação Jay Jay:

    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

    (Rogério, se eles não trouxerem o inferno mais para perto dos homens, como é que eles conseguirão vender o paraíso ?)

  23. jorji disse:

    É irreversível, cedo ou tarde o mundo islâmico vai ser uma democracia, capitalista, o mundo cristão, e não faz muito tempo, quando era dominado pela igreja era um absurdo também.

  24. Pedro disse:

    Observem como é interessante o mundo inteiro estar de olho no Irã torcendo para que a democracia seja estabelecida no país enquanto que a Africa está há séculos sem saber se opta pela democracia ou pelo absolutismo, através de conflitos intermináveis alimentados pela indústria de diamantes. Será que não é hora de nos focarmos em levar a democracia e a sustentabilidade para África antes que tiranos decidam tomar posse do continente e produzir terroristas e armas nucleares para ameaçar o ocidente em nome de Alah também? Os piratas da Somália é pouco perto do que pode acontecer.

    Obs.: também torço pela democracia no Irã.

  25. NKD disse:

    Parem de serem hipocritas,e vejam a solucoes para o nosso pais.Se isso esta servindo de exemplo,melhor entrar em acao aqui tambem.Ou vcs pensam que a Vale do Rio Doce esta aterrando o Atlantico com minerio de ferro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: