O Brasil e o mundo

Dois comentários divertidos sobre o Brasil na internet americana:

  1. Está no ar o site Chicagoans for Rio 2016, uma campanha da população de Chicago pelas Olimpíadas no Rio. Chicago é uma das favoritas a receber os Jogos de 2016, mas a ideia é bastante impopular por lá, vista como dispendiosa e inútil. O legado dos jogos à cidade será mínimo (assim como no Rio, aliás). O site compara as duas cidades para convencer o Comitê Olímpico Internacional de que o Rio é muito mais legal. No Rio tem um Cristo em pé, em Chicago, um Lincoln sentado. No Rio tem gente pelada dançando, em Chicago tem gente rechonchuda comendo.
  2. O ótimo blog ambiental Treehugger está achando graça no desafio intermodal de São Paulo, que mais uma vez constatou que bicicleta é o jeito mais rápido de se locomover em SP na hora do rush. Que é mais rápido que um carro, é óbvio. Mas o fato de a bike ter vencido o helicóptero surpreendeu os gringos.
33 comentários
  1. Anouk disse:

    Oi Denis,

    O rapaz é sem dúvida um exímio ciclista, mas você há de convir, pedalar nos moldes apresentados é loucura. A bicicleta estava sem iluminacao à noite, ultrapassagens duvidosas, sujeito sem capacete, um absurdo. Até em túnel o cara entrou. No Rio, ao contrário de Sao Paulo, os motoristas parecem ser mais agressivos, foi a minha impressao.

  2. #42 disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! O brasileiro é um f***, até gente d fora ve coisas que nós (dentro) não vemos!

  3. jorji disse:

    O Brasil já merece cediar os jogos olímpicos, já passou da hora, realmente o legado é mínimo, é uma questão de afirmação, estamos entre os dez maiores PIBs do mundo.

  4. Felipe Maddu disse:

    É pra quem têm sangue nos olhos andar de bike em SP, mas se pegar vias alternativas…No Rio pelo menos o prefeito deu um grande exemplo indo trabalhar de bike e de quebra avisou que vai continuar na empreitada alguns dias da semana. À ver. De qualquer forma Paes está de parabéns!

    * #42, presta atenção em vários artistas que fazem sucesso lá fora e só depois fazem aqui, temos que cuidar mais do nosso povo, dar mais valor.

    * Anouk, concordo com vc em relação à falta de iluminação. De resto o ciclista estava de capacete e as ultrapassagens foram perfeitas!!!!! Não pode entrar em túnel, como tb não pode pedalar na ponte eataiada e depois nas ruas também não? Você tb não viu outra coisa, a bicicleta não polui, não mata e faz bem pra saúde!!!

  5. Anouk disse:

    Oi Felipe,

    As ultrapassagens do ciclista foram ousadas, nunca se sabe como o motorista vai agir. Reparou que em Sao Paulo os automóveis ficam distantes uns dos outros. No Rio, os motoristas entram em qualquer buraquinho e nessa eles acabam batendo nos ciclistas e motociclistas. Na verdade, os motoristas do Rio entram primeiro e olham depois. Sou carioca e sei do que estou falando. Quanto ao capacete, você tem razao. O rapaz estava correndo tanto que nem percebi.

    Quanto à bicicleta fazer bem a saúde, eu sei, pedalo todos os dias alguns bons quilômetros, além de nao poluir também sei, agora que nao mata, eu nao estou tao certa. Imagine um confronto entre um pedestre e um ciclista em velocidade. Pode matar, sim.

  6. Felipe Maddu disse:

    Não sabia que era “a” Anouk, prazer. É sei lá, mas não sei, eu sinto que em SP os carros, por incrível que pareça, estão respeitando. Pelo Rio eu não posso falar, acho que o pessoal é mais bicho-solto. Entretanto, em SP não ando por toda cidade, não sei como é do outro lado da cidade, na zona leste, por exemplo. Nunca vi ninguém morrer por causa de bike. Se tiver um exemplo me fale. Meu pai já foi atropelado, o cara foi imprudente, pois estava na contra-mão.
    Mas falta muita coisa. Primeiro têm que melhorar o transporte público pra desafogar o trânsito e incentivar as pessoas a não andar de carro, pelo menos no cotidiano-incentivo econômico, inclusive. Porque não usar o carro apenas pra viajar ou sair na balada? Outra coisa é a instalação urgente de pedágio urbano e, quiça, de uma multa pra quem vai sozinho em casa, incentivando a carona. As multas poderiam ser direcionadas para construção do tão sonhado grid.

    São ideias que acho importante pra essa boa discussão. O que acham?

  7. Marcelo disse:

    Denis, Vocês colunistas de Veja podem comentar posts de outros colunistas da própria Veja? Se puder por favor gostaria que comentasse um post do Reinaldo Azevedo em que ele critica o presidente Obama, entre outras coisas, por ser o primeiro chefe de Estado americano que : “se submete à discurseira cretina do aquecimento global…”
    Eu tentei criticar esta opinião em seu próprio blog mas ele não permite posts que discordem de suas idéias. Afinal, de que adianta a sua luta por uma sociedade sustentável se o mesmo veículo que usa para denunciar os males da acelerada degradação ambiental que o planeta vive atualmente também publica absurdos como este? Infelizmente ele é o colunista mais lido e paparicado de Veja, alguém tem que se opor a isto.

  8. Marcelo disse:

    Me parece que você é o único marinheiro sensato em um barco furado tentando retirar a agua que entra com um copo enquanto seus colegas se ocupam de fazer mais e mais buracos.

  9. Felipe Maddu disse:

    Marcelo, vc não sabe como as postagens dele e também do novo aluno da turma, Augusto Nunes-acho que é até pior do que o “Rei”- já me deixaram nervoso. Mas relaxa, o colunista em questão é uma pessoa fanática politicamente, não vai mudar os (pré)conceitos tão cedo. Ainda bem que temos o Denis, também o Belotto um pouco, para pluralizar as discussões.

  10. Marcelo disse:

    Pois é Felipe, eu também fico indignado com alguns posts destes dois, e o pior nem é a idéia em si, é a maneira como eles se referem às pessoas que discordam das idéias imbecis deles, quem não concorda é “burro”, “apedeuta”, “petralha”, “símio”, etc., etc.,etc.

    P.s. Este Augusto Nunes consegue ser ainda pior que o “Rei”. Um vez eu postei uma crítica a um post do Augusto Nunes (bem ácida, reconheço) e ele me me mandou um E-mail me chamando de “viado”. Será que é baixo nível?Aquele boçal, homófobo.

  11. Marcelo disse:

    INACREDITÁVEL!!!!!!

    Ele permitiu o meu comentário!!!!

    REINALDO AZEVEDO POSTOU UM COMENTÁRIO QUE DISCORDA DE SUA OPINIÃO EM SEU BLOG!!!!!!!! E SEM TENTAR RIDICULARIZAR O INTERNAUTA!!!!!!!!

    Será que ele viu o recado que postei aqui no blog do Denis mais cedo? Não importa. Esta é uma data histórica para o site da revista Veja. Parabéns Reinaldo Azevedo, este é o caminho certo, talvez um dia você consiga respeitar de fato aqueles que discordam de suas e idéas e ser uma pessoa respeitável de verdade.

  12. Felipe Maddu disse:

    Onde tá Marcelo?? To curioso pra ver, mas não achei nada no blog do Reinaldo Azevedo. Dá pra passar o link? Valeu

  13. Marcelo disse:

    OPS!!!

    “aguardando moderação” Denis? Hoje mais cedo não teve isso…

  14. Marcelo disse:

    Ah entendi, é por causa do link né?

    Felipe o comentário tá no post “Obama, o estagiário patético”, é logo o primeiro de cima pra baixo, comentário de número 49.

    Eu postei o link mas acho que o site tem algum dispositivo que deixa o post de molho por causa do link.

  15. Milene. disse:

    Fui lá ver Marcelo, um horror! Ia comentar que ele me deprimia, mas resolvi deixar prá lá! O que ele quer mesmo é causar.

  16. Felipe Maddu disse:

    É Marcelo, o cara têm problemas. Ele fala que Obama é presidente da América hahahaha Não Reinaldo, Obama é presidente dos Estados Unidos, pois América é um continente e não um País. Eu sou brasileiro e americano, Obama é estadunidense e americano, embora os fanáticos digam que ele é do Quênia.Além disso, Obama é símbolo do novo, do negro na presidência, do multilateralismo e não da ideologia “Sr. da guerra unilateral” que tanto causa admiração em Azevedo. Mas deixa pra lá, é contraproducente discutir essas balelas, reclamar e reclamar até morrer. Temos que “construir” algo que as próximas gerações vão orgulhar de nós, não esquentar a cabeça e agir. Temos que pensar positivo, pois a Veja abriu espaço pra pensamanetos divergentes, isso é democracia, embora dê um espaço muito maior pro pensamento conservador e cético em relação às questões climáticas. Eu quase tive um troço, um dia desses, quando pensei que um dos melhores blogueiros da revista poderia sair daqui, mas foi apenas um susto. Viva a pluralidade!

  17. denis rb disse:

    Marcelo,
    Vou ter que discordar: não acho que “alguém tem que se opor a isso”. Na minha cabeça, o fantástico da internet é que ela reflete o universo de opiniões humanas. E o blog que você citou faz parte desse universo. Acho, honestamente, que o mundo será melhor quando aprendermos a não nos irritar com pessoas que têm opiniões diferentes das nossas. Isso não quer dizer que não possamos discordar. Podemos, claro. Podemos ser críticos. Podemos argumentar diferente. Podemos criar nosso próprio blog. Mas não podemos contestar o direito de alguém pensar diferente. E o dono de um blog tem todo direito de impor suas regras ao blog – ele é o dono, afinal. Inclusive a regra de não aprovar nenhum comentário de quem pensa diferente.
    Aqui no SéP também há regras: comentários sempre são aprovados a posteriori, a não ser quando caem no antispam do WordPress (comentários com links sempre ficam retidos). Tento nunca deletar nada, a não ser quando há ofensas e comportamento criminoso. Provavelmente não deletei mais do que 10 comentários em 6 meses. Essas são as minhas regras. Se você gosta delas está disposto a cumpri-las, fique à vontade aqui. Se você não gosta, não é obrigado a vir.
    E o mesmo vale para você e sua relação com outros blogs: se algo irrita você, não precisa ir lá. Termino com uma dica: se você não gosta de um blog, ficar polemizando sobre ele é muito contraprodutivo. Acaba servindo como marketing.

  18. Felipe Maddu disse:

    Isso ai, vamo visitar cada vez mais o blog do Denis, marketing positivo!

  19. Marcelo disse:

    Sabe Denis vc está coberto de razão eu deveria simplesmente não ler mais os posts de blogueiros que considero desprezíveis, o problema é que gosto de ler opiniões contrárias a minha justamente para ampliar meus horizontes e construir em minha mente a desconstrução de tais idéias que considero destrutivas. Simplesmente não consigo ficar passivo quando vejo pessoas defenderem coisas como: “O Nordeste só serve para atrasar o Brasil”, “a ditadura brasileira não foi tão ruim assim”, “A poluição não é problema”, “os EUA devem se impor sempre em qualquer país mesmo se for necessário desrespeitar entidades multilaterais internacionais como a ONU e a OEA” (estas opiniões ficam bem implícitas, mas basta uma olhadinha nos comentários que ele permite que postem, para constatar o que ele defende de fato), ainda mais se a pessoa em questão tem uma projeção tão grande.

    Não contesto o direito dele de pensar diferente, só gostaria de ver alguém que sabidamente discorda, tem conteúdo intelectual e, principalmente, possui uma posição privilegiada na blogosfera (este alguém é você, visto que preenche todos os requisitos) argumentando contra

    P.s. Você não respondeu minha pergunta. Vocês colunistas de Veja podem comentar posts de outros colunistas da própria Veja?

  20. denis rb disse:

    Respondendo: desde que cheguei aqui tive total liberdade para falar do assunto que eu quisesse.

    Mas não me interessa usar o blog para polemizar com ninguém. Meu objetivo – nem sempre alcançado – é o de ter uma agenda positiva (de ideias, propostas, projetos, análises).

  21. Felipe Maddu disse:

    Marcelo, as coisa não são tão simples assim, imagino eu. Quero alertar pra uma coisa que me entristece muito e que está acontecendo no Brasil e em outros cantos do mundo. É esse radicalismo, direitaXesquerda-tema até de outros posts-. Somos todos da mesma raça, a humana e ficamos nos degladiando à toa. Até eu entro nessa e depois mando tudo às favas. Essas pessoas(Rei, Jabor, Mainardi,etc) que estão no outro pólo ideológico que eu, Marcelo e tantos outros, nos deixam de boca aberta, de tanta imbecilidade, contudo são apenas palpiteiros, como nós. Temos que respeitar as ideias dos outros, apesar de ser apenas bobagens. Agora a gente têm que ficar ligado nas pessoas que têm PODER e que fazem coisas a qual não concordamos. Nesse sentido, não têm campo ideológico,(seja políticos de esquerda e direita, Lula ou Serra) são todos iguais e temos que exercer pressão neles pra diminuir a poluição, a roubalheira e fazer desse mundo um lugar melhor pra se viver.

  22. denis rb disse:

    hahaha,
    Felipe, “temos que respeitar as ideias dos outros, apesar de serem apenas bobagens”? Não me pareceu muito respeitoso… 🙂

  23. Felipe Maddu disse:

    Não acho contraditório meu argumento Denis. Acho bobagem 99,9% do que Reinaldo diz, mas fazer o que? Vou pegar um exemplo, entrevistar uma diarista e massacrar ela, deixando os comentaristas dizerem uma porção de insultos, ataques à população mais pobre, ofensas, estimulando o preconceito contra os nordestinos(que levantaram os mesmo prédios onde moram essas mesmas pessoas preconceituosas, que cuidam das crianças e lavam seus carros), como fez, infelizmente, Augusto nunes, que chamam o Lula de analfa e pinguço e a Marta de vagabunda porque deu prum argentino, que acham que o bolsa-família é esmola e é tudo vagabundo, as que dizem que os brasileiros são um lixo(apesar do cara também ser) entre outro impropérios.
    Ainda assim tenho que respeitar, apesar de tudo.

  24. Marcelo disse:

    Sim Denis vc está certo, sem dúvida nenhum de nós ganharia coisa alguma polemizando justo contra o “Tio Rei” que não vai mudar de opinião nem deixar de ser boçal. Desculpe-me por usar o seu blog para alfineta-lo. Este é o SEU espaço e a partir de agora só postarei aqui coisas referentes aos seus posts e idéias. Peço desculpas de coração, é que dá muita raiva não poder debater com ele porque ele nunca permite críticas em seu blog.

    P.s Só uma última alfinetada, prometo:

    HUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
    Estressei o Tio Rei, ele apagou o comentário que havia aceito hoje mais cedo, parece que não gostou do meu comentário seguinte parabenizando-o por uma vez na vida ter aceito um comentário que contrarie suas convicções. Tadinho, deve ter pensado “este F…, eu permiti o comentário dele e ele me ridiculariza!!! Vou apagar agora mesmo pra ver se ele aprende”
    UHAUHAUHAUHAUAHAHUAHUAHAUHAUHAHAUAHUAHAUHUHA

  25. Felipe Maddu disse:

    Bom fim-de-semana Denis, Marcelo e cia, vou estudar que ganho mais não é mesmo?
    abraços

  26. Felipe Maddu disse:

    Mas que o Rei é um bolsonaro desidratado ele é viu aeuhaeuaeh

  27. Pedro Burgos disse:

    Ei, Denis. Aparentemente o site dos chicagoenses pelo Rio foi feito por cariocas. A notícia saiu nesse site especializado sobre Olimpíadas e parece fazer algum sentido. http://www.gamesbids.com/eng/olympic_bids/2016_bid_news/1216134700.html

    Sendo verdade, coisa feia, não? Eu sou meio contra Olimpíadas no Rio, acho que tudo indica que vai sobrar demais para o Governo Federal (como rolou no Pan) e a cidade tem coisas mais urgentes a se preocupar. Mas talvez eu não seja poliânico o suficiente.

  28. #42 disse:

    Não lembro quem disse, eu acho que era um filósofo francês que disse:
    “Eu posso até não concordar com o que o meu adversário diz, mas lutarei até a morte pelo direito dele de dizer”.
    Afinal o primeiro ponto da verdadeira democracia é o DIREITO de poder defender (e claro que primeiramente poder dizer) seus pontos de vista.
    ps.: Eu também não suporto a visão preta e branca distorcida do Reinaldo.

  29. Tiê Passos disse:

    Treehugger, muito bom esse blog, RSS nele !

Deixe um comentário

