Más notícias amanhã?

Acabei de voltar de uma palestra excelente do Tasso Azevedo, assessor do Ministério do Meio Ambiente, um sujeito bem esperto e uma das maiores lideranças brasileiras no combate ao aquecimento global. O Tasso acredita que a transição para uma economia de baixo carbono pode ser uma baita oportunidade para o Brasil – sendo explícito: podemos ganhar muito dinheiro com isso. Enquanto ele falava, pensava na reunião que estava acontecendo ao mesmo tempo, em Brasília, entre os ministros, na qual se discutia as metas que o Brasil vai levar (ou não) a Copenhague, para a conferência sobre mudanças climáticas lá. A uma certa hora, toca o telefone dele. Ele pede desculpas para nós e atende. Só sei o que ouvi:

– Não posso falar muito… Diz logo. Hmm. Ihhhh. Xiiiiiii. I, mas aí é suicídio.

Aí ele desliga, olha para a gente e pergunta: “onde é que eu estava mesmo?”

Pelo jeito, a coisa não vai bem em Brasília.

Perguntei. Ele disse:

– Vamos reverter amanhã.

Voltarei em breve a esse assunto.

photo

Foto: denis rb – CC

Anúncios
5 comentários
  1. Márcio disse:

    É a velha política. Dos velhos líderes de sempre. Conciliatória até com o diabo. Vocês esperavam o que?!

    Na verdade eles não têm pressa em mudar a situação, afinal de contas, com Capitalismo Selvagem ou Capitalismo Verde, vão continuar no topo.

    Ação direta neles!

  2. Jean disse:

    Saiu hoje na flha online:

    Uma semana depois de ter informado que não levaria a Copenhague uma meta de redução de gases-estufa, o governo decidiu dar meia-volta.

    Nesta sexta (13), será anunciada a meta a ser levada pelo Brasil à cúpula mundial sobre o clima, em dezembro. Coisa a ser cumprida até 2020.

    A cifra será revelada pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), depois de uma reunião no escritório da Presidência da República, em São Paulo.

    Num encontro presidido por Lula na semana passada, em Brasília, Dilma e o colega Celso Amorim (Itamaraty) haviam se posicionado contra a fixação da meta.

    A dupla isolara o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), que defendera um objetivo ambicioso: 40% de redução de CO2 até 2020.

    Metade viria da redução em 80% do desmatamento na Amazônia. A outra parte viria de providências adicionais.

    Por exemplo: adoção de fontes alternativas de energia e aperfeiçoamento dos métodos de exploração agrícola.

    Dilma e Amorim fecharam com a redução do desmatamento. Mas torceram o nariz para os 40% de Minc.

    Nesta quinta (12), o governo informou que o desmatamento amazônico caiu 45% entre 2008 e 2009. A área desmatada é a menor em 21 anos.

    Depois da cerimônia, Dilma já soava noutro tom. Recusou-se a revelar a meta de Copenhague. Mas disse que o dado vai surpreender.

    Será um compromisso voluntário. Classificado como país “em desenvolvimento”, o Brasil não está obrigado a assumir uma meta peremptória.

    Impõe-se a obrigatoriedade apenas às nações ricas. A despeito disso, o governo brasileiro diz que sua meta será mensurável.

    Inicialmente, o governo agendara para este sábado (14) a reunião na qual seria batido o martelo sobre Copenhague.

    O encontro foi antecipado em um dia porque, no final de semana, Lula vai a Paris. Terá uma conversa com o presidente francês Nicolas Sarcozy.

    Para quê? Brasil e França tentarão amarrar uma posição comum para a cúpula climática de dezembro. Dilma viajará junto com Lula.

    A ministra foi escolhida pelo presidente para chefiar a missão brasileira em Copenhague.

    Presidenciável, ela tenta atenuar a imagem de “desenvolvimentista” alheia à temática ambiental. Quer se pintar de verde.

  3. Vitor disse:

    Denis, é uma pena saber disso. Espero que dê pra reverter. Tb assisti a uma palestra dele, cerca de 1 mês atrás, e ele estava mto confiante. Enfim, boa sorte para nós.

  4. jorji disse:

    Capitalismo verde, que diabos é isso?

  5. Pedro disse:

    Ora, capitalismo verde significa que o Palmeiras esta vendendo jogadores pros Estados Unidos porque se fosse pra Europa seria pago em euros, que nao sao verdes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: