Tempo

Pessoal, estou em Manaus, balançando na rede de um barco, aproveitando um momento com sinal de celular, tentando me recuperar do trabalho intenso dos últimos dias ajudando a organizar o TEDxAmazônia, uma confêrencia de dois dias que foi o trabalho mais difícil e realizador que já fiz. Impossível escrever um post agora – meu tico não conecta com o teco, a cabeça está dando voltas. E amanhã de manhã entramos na floresta por quatro dias, provavelmente sem sinal. Escrevo o post desta semana assim que voltar ao convívio das antenas de celular, mais pro fim da semana. Fico três semanas na Amazônia, e nesse período minha pontualidade nas postagens fica menos paulista, mais amazônica. Além disso, talvez não dê para subir imagens. Para compensar estarei cheio de histórias para contar.

18 comentários
  1. reynaldo moreira disse:

    Reinaldo de Azevedo postou na sexta-feira, 05/11/10, às 7:05, o texto “Capitão Nascimento foi fazer ciência sociais na USP ou na UNB e já está pronto para ser militante do PSOL. Que pena!”.

    Eu postei um comentário às 9:02. Apagaram esse comentário e colocaram um “ReinaldoXXX!!!!”, sim, com quatro pontos de exclamação, sinal de raiva.

    Às 10:39, um ”anônimo” escreveu: “Petralha dando coice às 9:02 (Reynaldo Moreira)”.

    Tentei recolocar o meu comentário.

    Às 11:02, escreveram: “ALERTA! ALERTA! Petralha em 05.11 – às 9:02 – 1º comentário da hora citada”.

    Às 11:45, a Gabriela tinha escrito que concordava em parte comigo. Seu comentário também foi apagado e no lugar aparece: “REINALDO XXX”.

    Às 11:57 um tal de Pedro Menezes adverte: “REINALDO AVISA: Reinaldo XX pegou a cascuda”.

    Depois disso tentei recolocar meu comentário várias vezes, mudando o pseudônimo e o email, e não aparecia nada, o que significa que localizaram meu PC e censuram, assim, minha opinião.

    Não entendo porque incomodei tanto.

    Não havia nenhuma ofensa ou palavrões em meu texto, então, não contrariei as regras da Veja, portanto, foi pura censura mesmo. Como apagaram todas as pitas, não tenho como provar. O texto que eu postei está abaixo, o único pecado dele é ser contundente.

    Então tá bom, os patrícios chegam ao sub-continente em 1500, matam milhões de indígenas em nome de Cristo, os bandeirantes os escravizam mas não basta, com a cana de açúcar e com o ouro de Minas é preciso buscar milhões de negros na África para que trabalhem como burros de carga. Depois vem a república, a democracia, a civilização, boa parte dos ditos “homens livres” vão para as cidades que vão crescendo desordenadamente, favelas surgem por toda parte, sendo a situação do Rio de Janeiro a mais dramática. Passam anos, décadas, hoje em dia em Brasília gastam duzentos bilhões de dólares por ano do dinheiro do povo para pagar os juros de uma dívida que tanto mais cresce quanto mais se paga e, na falta dos recursos preciosos que vão para o ralo da especulação financeira, o dito Estado não sobe o morro, não urbaniza as favelas, não trata esgotos, não põe as crianças na escola. Num lugar onde há raras oportunidades para ganhar dinheiro suficiente honesto, claro, o sujeito vai abraçar o que está na mão, o moleque pobre, inofensivo como qualquer criança, vai aprendendo a viver com os mais velhos, os já corrompidos por uma vida de pobreza, anomia, falta de afetos básicos. O resto vocês já sabem. Pois bem, aí vem o Tio Rei e, comentando o filme Tropa de Elite e fazendo eco com o macho adulto branco no comando que lê sua revistinha, pretende que a origem de todos os males está precisamente na atitude do playboy de classe média que, ao mesmo tempo que demoniza a polícia, alimenta o tráfico nas favelas. Genial!!!

  2. Diogo Fernando, @dihpardal disse:

    Uma pena ficarmos sem seus posts; mas há um motivo recompensador.

  3. Ricardo Galvão disse:

    Torcendo por você e sua equipe…
    ótima conferência…
    abração

  4. Olá, Muito bom o seu video do TEDx SP. Já que voce está engajado com o TEDx, gostaria de participar desse envento quando ele se repetir. É possivel?
    Grata!
    PS: amazonia rocks!!!

  5. Gabriel disse:

    reynaldo moreira, muito bom o seu post.

    Não me considero “grandes coisa” intelectualmente falando, mas eu lembro até hoje do melhor professor que eu tive, de um cursinho em SP, falando que simplesmente não lia a revista Veja por motivos ideológicos.

    Faça o mesmo, reynaldo. Acho que é a melhor coisa a se fazer, na minha modesta e humilde opinião. Um abraço.

  6. reynaldo moreira disse:

    Gabriel, gosto de ler aqui as colunas de Denis Russo e Tony Belloto e ocasionalmente leio a de Reinaldo de Azevedo porque estou estudando como funciona o mecanismo dessa mente torpe para procurar me proteger, pois esse mundo anda produzindo gente desse tipo como bactérias super resistentes em meio hospitalar. Não que esses mafiosos possuam propriamente um “pensamento”, eles possuem interesses, e interesses que não são os seus. Eles só expressam, como peões intelectuais que são, os grandes interesses. Imagine um cara que se pretende cristão e um grande democrata e que apaga de seu blog todo comentário que soe minimamente contrário aos seus e que qualifica qualquer um que discorde dele de “petralha” (petista + irmãos metralha), “cascudo”, etc. Enquanto o blog de Denis Russo tem seus vinte, trinta comentários, o dele tem trezentos, só de gente muito afinada com sua terminologia de alto nível, um bando de capetinhas alvoroçados. Dê uma passada de olhos para ver. Para se ter uma idéia, mudei de nome e email e mesmo assim continuaram apagando meus comentários, sinal de que possuem um mecanismo que identifica meu PC. Estou consultando a lei para ver se essa manobra não constitui uma ilegalidade, uma invasão de privacidade. Ontem escrevi: “Reinaldo, sou seu fã, você é incontestável, suas opiniões elucidam as questões de uma vez por todas, sem necessidade de contrapontos. Democracia para quê? Parabéns!!” Foi apagado. Podemos esperar tudo desses grandes democratas, amigão. O cara é mais do que agressivo, é doente. Estou esperando o retorno de Denis Russo para ver o que ele tem a me dizer a respeito. É um sujeito legal, bem intencionado, fico curioso para saber como ele convive com essa turma barra pesada da Veja. Age de modo totalmente diverso, se discorda de uma opinião (e nós dois vivemos discordando), rebate o comentário e se identifica. Coragem, centramento, transparência. E ah, não sou petista, não sou esquerdista, não sou direitista, sou alguém tentando pensar nossa sociedade doente (que cria casos patológicos como o do articulista em questão) e nesse sentido procuro a ajuda dos livros. Enfim, sou apenas alguém tentando aprender. Isso incomoda, pelo visto, não imaginava que pudesse incomodar tanto. Por muito tempo relutei em postar comentários no blog do cara. Agora fico até com medo do que podem fazer. É o bastante, já parei. No mais é caso de polícia, só chamando o Capitão Nascimento.

  7. jorji disse:

    Tres semanas na Amazônia, que beleza, cuidado com as “piranhas”!

  8. Luna disse:

    Reinaldo Moreira…
    Sua honestidade, e consequente realismo, sao para mim palpaveis. Pessoas livres, que fazem pleno uso de suas habilidades mentais, sem duvida encomodam.

  9. reynaldo moreira disse:

    Obrigado, Luna, e peço desculpas ao Denis por estar usando esse espaço para uma discussão que não tem nada a ver com ele. Apenas, não encontrei outro meio de manifestar meu protesto sem ser censurado e aqui, imagino, tenho um abrigo seguro. Só um detalhe, Luna, o Reinaldo com “i” é o pistoleiro contratado pela Veja. O fato de termos nomes idênticos é apenas uma coincidência muito infeliz.

  10. reynaldo moreira disse:

    Postei o mesmo comentário abaixo, banido por Reinaldo de Azevedo, na coluna do Tony Belloto e ele foi automaticamente apagado depois de figurar alguns minutos com a observação “seu comentário está aguardando moderação” (leia-se “seu comentário está aguardando censura”). Portanto, tudo leva a crer que minha opinião está definitivamente banida da Veja, à revelia dos colunistas, com exceção do Denis Russo aqui que, de algum modo, está protegido desse mecanismo de exílio automático de opiniões. De fato, aqui não aparece a observação de que o comentário está aguardando moderação. Acredito que o Denis deve ter-se rebelado contra essa prática pois é esperto e não quer deixar os pistoleiros invadirem sua praia. Já escrevi um email para o Tony Belloto avisando o que está acontecendo, estou aguardando para ver o que ele tem a me dizer a respeito.

  11. Felipe disse:

    Não adianta reynaldo moreira, isto é doença ideológica. Seu xará e os do lado dele só pensam no PT. E acredito que a recíproca seja verdadeira. e que nem gado, vc foi marcado pela pecha “petralha”. É muito triste essa guerrinha, pq não leva o país pra frente.

  12. reynaldo moreira disse:

    testando, o último não foi

  13. João Fernando disse:

    Denis,
    Estou ansioso para assistir aos vídeo do TEDxAmazônia. É como eu já li antes, o TED e o TEDx, são a única coisa que presta na internet.
    Abs

  14. reynaldo moreira disse:

    Não existe rótulo que grude em mim, Felipe, pode estar seguro. O que estou tentando aqui é garantir que caras como você tenham o direito de opinar de forma livre nesse veículo que se diz democrático, e estou procurando usar as armas que estão à mão. Se quer garantir seu direito de opinar, acima de quaisquer ideologias, sugiro que se una a nós ao invés de ficar tentando desqualificar minha luta afirmando que se trata de uma doença ideológica, etc., quando você não tem a menor idéia de minhas posições, ok? Muito grato.

  15. Luna disse:

    Felipe…
    Fiquei curiosa. Gostaria de saber o que leva o pais para frente, em sua opiniao.

  16. reynaldo moreira disse:

    Postei ontem dois comentários na coluna do Tony Belloto. O primeiro deixaram escapar, aparece lá. O segundo, fui ver hoje, aparece, mas com a obervação “aguardando moderação” (isto é, censura). Desconfiei, pedi a um amigo para dar uma olhada a partir do PC dele. Adivinhem? Esse segundo comentário não aparece no computador de meu amigo, ou seja, só aparece no meu. Ou seja, Tony Belloto está sendo censurado pela turma do Reinaldo de Azevedo. Antes disso dois comentários já tinham desaparecido, então escrevi para Tony Belloto um email denunciando a manobra. Ele não me respondeu.

  17. Felipe disse:

    Luna, i don´t no. Mas acredito que é contraproducente essa guerra pseudo-ideológica. Deviam pegar as melhores pessoas do PSDB (os que são verdadeiramente social-democratas, éticos e não neoliberais convictos)e PT e fazer um partido com um esquerda moderna, com Marina.

  18. Valéria disse:

    Porque tentei fazer comentários sobre o monstro do realengo e meu comentário ficou aguardando moderação??? fiz um outro mudando algumas palavras achando que não poderia mas mesmo assim não adiantou

Deixe um comentário

